o ciclo

Leituras, Textos, Contextos e Mitocôndrias é um ciclo de conversas multidisciplinares sobre ciência.

Pelos cinquenta anos da publicação por Peter Mitchell, em 1966, de um texto que ficou conhecido como Grey Book (“Chemiosmotic Coupling in Oxidative and Photosynthetic Phosphorylation”), pelos oitenta anos da publicação por Hans Krebs, em 1937, do artigo onde apresenta o ciclo de reacções conhecido hoje em dia como Ciclo dos Ácidos Tricaboxílicos (“The Role of Citric Acid in Intermediate Metabolism in Animal Tissues”), e por altura do nascimento do primeiro bebé com três “progenitores”, as mitocôndrias poderão constituir um objeto privilegiado para centrar uma reflexão sobre ciência.

Será pois o conhecimento em torno destes organelos – as fábricas de energia da célula – o ponto de partida para uma discussão em três momentos. Além dessa divisão temporal, o ciclo organiza-se tematicamente acerca das dinâmicas entre teoria e experimentação, das publicações científicas como instrumentos de persuasão e elementos centrais na produção de conhecimento, ou ainda da importância do diálogo ciência-sociedade. Propõe-se centrar as diferentes conversas (cada uma delas e, seguramente, o seu conjunto) entre esses três polos e assim abordar a questão do conhecimento em ciência.

Cada sessão conta com um painel de oradores convidados que farão, a partir da sua área de atividade, uma breve apresentação/provocação inicial que servirá de base ao debate posterior.

o2-bw